Distribuidora de energia contabiliza 178.536 ocorrências em 66 municípios
Por Arnaldo Garcia * / Foto Ilustrativa
Verão é tempo de calor, praia e temporais. As precipitações mexem com o cotidiano das cidades, causando uma série de transtornos, sendo a falta de energia um dos principais. Mas podem causar ainda incêndios em edifícios, vegetação e materiais inflamáveis. Equipamentos elétricos como aparelhos eletrônicos e sistema de comunicação não estão livres dos raios. E dentre os 66 municípios atendidos pela Enel Distribuição, Campos é o maior em incidência desse tipo de fenômeno.
A empresa é uma das maiores prejudicadas pela alta incidência de raios. Ela anunciou que o ano de 2024 foi encerrado com o registro de 178.536 raios em sua área de concessão, que abrange 66 municípios do estado. De acordo com o Sistema de Monitoramento e Alerta da empresa, as cidades mais atingidas no período foram Campos dos Goytacazes (19.832), Resende (11.849), Cachoeiras de Macacu (10.846), Silva Jardim (10.034) e Macaé (6.360).
No ranking nacional, o Rio de Janeiro ocupa a 12ª posição entre os estados que mais registraram esse tipo de ocorrência no último ano. Já na primeira quinzena de 2025, ainda conforme o sistema de monitoramento da concessionária, 33.428 raios foram computados em todo o território de atendimento, reforçando a tendência de alta frequência de descargas elétricas na região.
* Com informações do Diário do Rio