“É um orgulho muito grande ficar em segundo lugar entre 10 municípios. Pequenos Griôs tem uma inspiração no nome griôs da literatura africana que significa contadores de história, é um projeto consolidado desde 2019 em nossa escola e que vem a desenvolver a leitura e escrita dos nossos alunos desde os primeiros anos de escolaridade e além de tudo é um projeto antirracista”, explica o diretor administrativo da Escola Felizarda Maria, Allan Alves.
Com um histórico que já abrange mais de 200 alunos desde sua criação em 2019, o Projeto Pequenos Griôs venceu em maio, a etapa municipal do Prêmio Magda Soares, quando foi escolhido entre outros 13 projetos para representar o município na regional.
Responsável pela apresentação do “Pequenos Griôs” no concurso, a professora Patrícia Bernardes ressalta que as atividades do projeto são diversas e criativas. No Palanquinho, os alunos contam histórias para seus colegas de turma; no Nossa Família Conta História, a escola convida familiares dos alunos para compartilhar narrativas no Cantinho da Leitura. O Piquenique Literário, realizado no jardim da escola, combina leitura com um lanche da tarde; na Releiturinha do Quilombo, as crianças negras ganham protagonismo ressignificando histórias e o Caderno de Produção de Texto oferece oportunidade para reflexão e expressão.
“O Projeto Pequenos Griôs é um testemunho vivo do poder da educação para transformar vidas e comunidades inteiras. O projeto capacita os alunos a se tornarem os guardiões do saber e do fazer em sua comunidade, um sucesso que certamente terá muitos capítulos ainda por vir”, destacou a professora.
De Quissamã, também estiveram presentes na apresentação a Diretora Pedagógica da Escola Felizarda Maria da Conceição Azevedo, Adailza Longui, o subsecretário Robisson Serra,a articuladora municipal do prêmio Magda Soares em Quissamã, Adelaine Chagas e a professora orientadora da escola, Driele dos Santos.