Tolentino Reis faz duras críticas a membros do Conselho e diz que impedirá a negociação selada nesta segunda-feira
Por Arnaldo Garcia
No dia seguinte à aprovação da venda da SAF do Americano, o presidente do clube, Tolentino Reis, se manifestou dizendo-se contra a negociação, afirmando que vai impedir o negócio e foi além, fazendo acusações a membros do Conselho Deliberativo. Numa das suas falas lançou suspeitas sobre a venda do Estádio Godofredo Cruz, alegando que a negociação fora feita na cala da noite. O presidente se reporta a uma época em que nem sonhava frequentar o Americano e ainda ignora que o Conselho (ou membro deste) que ora acusa, é o mesmo que tomou medidas urgentes para que ele pudesse ocupar a cadeira em que está.
Leia a íntegra da Nota Oficial divulgada pelo clube, ainda no início da tarde:
“O Americano Futebol Clube informa que não foi oficialmente acionado sobre a compra da SAF que está sendo divulgada em sites e redes sociais, desde ontem (16).
Sobre a definição da venda do Americano por uma suposta parceria durante uma reunião do Conselho deliberativo na segunda-feira (16), também não houve sequer comunicação nenhuma, oficial nem não-oficial.
Desde que assumiu a gestão do clube, Tolentino Reis afirmou que sua proposta é criar para o clube a sua própria SAF, uma vez que o futebol, além de amor, é um negócio e precisa de meios para se subsidiar.
A equipe de gestão do time vem trabalhando arduamente, não medindo esforços para trazer o Americano para a elite carioca, da forma certa e da maneira que o torcedor Alvinegro campista merece.
De acordo ainda com Tolentino, não haverá venda do Americano. Todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas nesse momento para que essa situação seja controlada da melhor forma possível.“
No início da noite, o Conselho Deliberativo divulgou também uma Nota. Nela consta situações desconhecidas da imprensa e torcedores, como, por exemplo, a proibição de conselheiros e sócios de frequentar as dependências do CT Eduardo Viana. Ainda na manifestação há elementos robustos para um pedido de impeachment de Tolentino Reis.
Eis as indagações do Conselho Deliberativo dirigidas ao presidente do Conselho Gestor, Tolentino Reis:
O Conselho Deliberativo do Americano Futebol Clube notifica e solicita explicações ao presidente do clube, Tolentino Reis, sobre os seguintes questionamentos:
1 – Não pagamento do 1/3 da folha de Dezembro de 2023 mês de posse rateada entre o ex-presidente, conselho deliberativo e Presidente executivo.
2- Investimento previsto para o 1⁰ ano. Só conseguiria investimento após poder representar o clube (posse);
3- Esclarecimentos sobre os patrocinadores anunciados. Comprovação de tratativas com estes patrocinadores sobre intenção de patrocínio. Mubadala, Adidas, Mr.Jack Bet, Bica, United, Banco Atlantic e demais empresas que constavam no backdrop utilizado pela comunicação do clube.
3- Contratações de pelo menos 6 jogadores da série A do estado do RJ com o objetivo de ser campeão invicto .
4- Esclarecimentos do motivo de ter uma diretoria executiva extinta (com campeonato em andamento) e não ter substitutos. Como as decisões são tomadas de forma autocrática?
5- Promessa da Entrega do Estádio dia 20/12;
6- Em um ano de gestão, ter o número de processos do clube duplicados;
7- Inadimplência com fornecedores e funcionários, inclusive ignorando contratos como o do escritório de advocacia.
9- Resultado financeiro dos 92 núcleos do AFC prometidos e dos núcleos apresentados em funcionamento do instituto Contra Ataque;
10 – Como não tem diretor executivo nomeado, em sua ausência quem responde pelo clube?
11- Notificação de processos sendo julgados a revelia;
12- Uso de material esportivos “falsificados”
(Adidas, Fila);
13- Teor das parcerias que estariam formalizando em outros países e com agentes de futebol;
14- Remuneração de Diretores do Executivo, ferindo o Estatuto;
15 – Motivo da exclusão do Americano para Arbitral que vai definir as regras para os próximos 3 anos de Campeonato Estadual.
16- Contratação de um agenciador de futebol para montagem do elenco como diretor de futebol sendo vedado em estatuto por ser contraditória a função exercida no clube onde foram contratados inúmeros jogadores de categorias B e C que quase culminaram na queda do clube . O mesmo acionou o clube judicialmente.
17- Proibição de entrada de conselheiros e sócios no Complexo Eduardo Viana.
18- O Conselho, por unanimidade, questiona, também, os motivos de os conselheiros.,associados e torcedores que discordam da postura e das falácias do atual presidente serem bloqueados e impedidos de expor suas opiniões nas mídias sociais do clube.
19-Jogadores do clube sendo emprestados para “teste” sem o devido vínculo federativo com o AFC, sob pena de delapidação de patrimônio?
20- O que motivou o fin do sub-17 e sub-15 na cidade origem do clube ?
Por fim, o Conselho Deliberativo reitera que o estatuto do clube será, rigorosamente, cumprido.
Conselho Deliberativo do Americano FC.