26 C
Campos dos Goytacazes
sexta-feira, abril 25, 2025

PF restitui duas peças sacras à Catedral de Belém do Pará

Data:

As peças são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Por Ascom PF-RJ

Rio – A Polícia Federal restituiu, nesta segunda -feira (22/7), ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),  duas peças sacras – que pertencem ao patrimônio histórico e cultural brasileiro – ao acervo da Catedral de Belém/PA. Estima-se que elas teriam desaparecido na década de 70.

O IPHAN identificou, em um leilão, peças com características que indicavam serem bens tombados e determinou a retirada imediata do evento.

A origem e a propriedade foram questionadas após o IPHAN encontrar, na Biblioteca Virtual do IBGE, uma fotografia da vista interna da Catedral Metropolitana de Belém, que apresentavam pratarias com as mesmas características das peças que estavam prestes a serem comercializadas no leilão.

As investigações começaram em outubro de 2023, quando a Polícia Federal, informada pelo IPHAN, apreendeu as duas peças e as encaminhou para análise pericial. O laudo da perícia constatou que os dois tocheiros foram fabricados entre 1822 e 1870 (século XIX), em Lisboa, Portugal.

Um dos tocheiros apresenta a inscrição em latim SIGILLUM CAPITULI CATHEDRALIS ECCLESIAE MAGNI PARÁ – MATER GRATIAE, que, em tradução livre, significa: Selo do Cabido da Grande Igreja Catedral, Pará/Senhora da Graça. A representação de N.S. da Graça de Belém está gravada na base dos tocheiros recuperados.

Após parecer técnico do IPHAN e laudo de perícia8 criminal federal, as peças restituídas foram entregues ao acervo da Catedral Metropolitana de Belém.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui