Por Secom Macaé / Foto Ana Chafin
Durante a Semana Santa, uma equipe formada por dezenas de profissionais, se uniu para dar vida a mais importante história da humanidade, a Paixão de Cristo. Nesta sexta-feira (18), o segundo dia do espetáculo encantou a plateia que assistia emocionada a morte e ressurreição de Jesus (Diogo Drosa), na Praia de Imbetiba. A apresentação, promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Cultura, segue até domingo (20), às 19h, com produção executiva e direção artística de Aldebaran Bastos, e texto de Marcelo Saback.
A secretária de Cultura, Waleska Freire, destacou que a programação envolve cerca de 100 pessoas. “A Paixão de Cristo é o espetáculo mais importante do calendário cultural, além de contar com alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, do curso Técnico de Teatro, representando a valorização dos talentos dos artistas locais”, frisou.
Fé, esperança, amor e vários momentos de reflexão fizeram parte do espetáculo, com duração de aproximadamente 1h40 e intérprete de Libras em todas as apresentações. A família da aposentada Joana da Silva Fernandes, 67 anos, foi assistir a apresentação pelo segundo dia consecutivo. “Ficamos tão emocionados na noite passada e, por isso, resolvemos assistir novamente essa riqueza de cenário e interpretação”, disse Joana.
Emoção e muitos aplausos marcaram a primeira apresentação da Paixão de Cristo, no palco montado na Praia da Imbetiba, na Avenida Elias Agostinho, na noite desta quinta-feira (17). O espetáculo transmitiu mensagens de fé, amor, esperança e momentos de reflexão que emocionou o público presente. A programação foi organizada pela Secretaria de Cultura de Macaé e contou com um intérprete de Libras em todas as apresentações.
Aldebaran revelou que a montagem deste ano trouxe uma combinação de nomes conhecidos e novos talentos. “A encenação da Paixão de Cristo deste ano está com participação de atores que já encenaram, outros atores surgindo. Agradeço a todos os atores que se comprometeram com esse trabalho de fé e arte, pois é um projeto que abraça a cidade e seus artistas. Temos uma equipe com mais de 60 profissionais, são 38 atores em cena e uma equipe enorme por trás”, destacou.
Diogo Drosa reforçou a grandiosidade do espetáculo e sua mensagem universal. “É um espetáculo grandioso, que encanta e acalenta os corações da cidade, levando emoção e a mensagem de amor que Cristo pregou”, disse.
O evento tem a parceria de secretarias como Turismo, Serviços Públicos, Saúde, Fazenda (Posturas), Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Infraestrutura, além do 32º Batalhão de Polícia Militar e 9º Grupamento de Bombeiro Militar.
Coral Cidade do Sol
A programação desta sexta-feira (18) foi aberta com os encantos do Coral Cidade do Sol, que emocionou o público com as canções selecionadas especialmente para o evento: Oração da Paz, A Paz, O Homem de Nazaré, O Homem, Jesus e Andar com Fé.
O objetivo foi valorizar o potencial artístico dos participantes e a integração com a comunidade e divulgar, como valor cultural, o canto coral pela região. Com equipe artística dirigida pelo regente Wilson dos Santos Souza e o tecladista Marcos Caê, o coral contou com a participação de 22 pessoas.
O grupo é formado por trabalhadores da indústria petrolífera e, também, por pessoas de outras áreas e cidades circunvizinhas. Atualmente, os ensaios acontecem às quintas-feiras, 18h30, no espaço cedido pelo Lar de Maria.
Confira a programação:
Praia de Imbetiba – Avenida Elias Agostinho, Macaé (RJ)
Datas: 19 e 20 de abril
Entrada gratuita
Dia 19/04/2025 – Sábado
- 17h – Culto – Primeira Igreja Batista de Macaé com Pastor Robson M. Câmara
- 19h – Encenação no palco – Paixão de Cristo – Praia da Imbetiba
Dia: 20/04/2025 – Domingo
- 17h – Missa de Páscoa e Ação de Graças – Pastoreio Dom Luiz Antônio Lopes Ricce – Administrador Diocesano
- 19h – Encenação no palco – Paixão de Cristo – Praia da Imbetiba