Por Ascon Firjan-RJ
Terminou nesta quinta-feira, 3/7, a 2ª edição do Macaé Energy consolidando-se como um dos principais encontros dos mercados de óleo, gás e energias do país. Realizado ao longo de três dias, o evento recebeu mais de 2 mil participantes entre empresários, especialistas, representantes do poder público e profissionais da cadeia produtiva, que acompanharam uma intensa programação de painéis, palestras e participaram do Programa Rede de Oportunidades para Fornecedores da Firjan.
Com realização da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Rede Petro-BC e Prefeitura de Macaé, o Macaé Energy 2025 foi palco para discussões estratégicas sobre os rumos da transição energética, inovação tecnológica, sustentabilidade, campos maduros e o futuro do offshore e da Bacia de Campos. O sucesso da edição foi coroado com o anúncio da edição 2026, que já está confirmada.
“Tivemos nesta edição o dobro de pessoas que participaram do 1º Macaé Energy. Foram mais de duas mil pessoas nestes quase três dias de evento, que é totalmente gratuito. Também tivemos a oportunidade de receber uma comitiva que veio do Amapá, com o prefeito de Macapá, Antônio Furlan e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá, Frank Almeida, além de empresários, representantes de compras. O Programa Rede de Oportunidades para Fornecedores da Firjan contou com oito empresas âncoras e 316 encontros contabilizados, além de networking e reuniões que aconteciam em paralelo ao evento. Encerramos hoje com a alegria de entregar um evento com conteúdo de relevância e valor para as empresas, com propósito, compromisso e responsabilidade”, destacou Karine Fragoso, gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan.
No último dia do Macaé Energy 2025, prevaleceu o alto nível de debates e discussões. Pela manhã, o painel Da Inovação para o Cotidiano trouxe reflexões sobre como a pesquisa e o desenvolvimento vêm se aplicando nas rotinas da indústria. O debate foi moderado por Thiago Valejo, gerente de projetos de petróleo, gás, energias e naval da Firjan e contou com Eric Cardona representando a área de Pesquisa e Desenvolvimento da Firjan SENAI e os empresários Daniel Moura da PixForce e Álvaro Nunes da Intcom, que trouxeram cases reais da indústria de óleo e gás.
Na sequência, o painel Descomissionamento e a Bacia de Campos reuniu nomes estratégicos do setor para discutir os próximos passos da região. A conversa teve moderação de Lucas Mota e participação de Nilo Martins (Subsea 7), Diogo Pereira (SBM) e Ludmyla Barbosa (Trident).
Durante toda a manhã, o Programa Rede de Oportunidades da Firjan registrou a participação de dezenas de fornecedores no espaço para mesas tira-dúvidas e networking entre empresas e representantes de compras das operadoras.
O Macaé Energy tem o patrocínio master da Petrobras e Governo Federal; e patrocínios ouro da PRIO e Equinor. A Rede Petro-BC tem como patrocinadores: Bellavista, Dinamus, Jevin, High Supply, Pilar, Scheles Advogados e Pinheiro Lima & Guedes Saggioro Advogados. O Macaé Energy também tem o apoio institucional da Abegás, ABESPetro, ABIMAQ, ABPIP, ANP, ATGás, IADC e ONIP.
Com a energia renovada e o setor fortalecido, Macaé mais uma vez se firma como capital energética do estado do Rio de Janeiro e referência nacional no debate sobre o futuro do mercado de óleo, gás e energias.