26 C
Campos dos Goytacazes
quinta-feira, abril 24, 2025

Macaé: 6º Festival de Frutos do Mar celebra 100 anos do Mercado de Peixes

Data:

Comemorando 100 anos de história, onde o rio se encontra com o mar, o Mercado Municipal de Peixes vai receber o 6º Festival de Frutos do Mar. O evento realizado pelo Polo Gastronômico de Macaé será neste sábado (8) e domingo (9), das 11h às 23h. A combinação perfeita entre a qualidade e a variedade de pescados do Mercado, as receitas dos melhores chefs do município e o friozinho de junho vai atrair apreciadores locais e visitantes, movimentando a cidade.
O evento pretende valorizar a tradicional cultura do pescado, fundadora do município. Os cardápios estão bem recheados de delícias como: isca de peixe, bolinho de bacalhau, pastel de camarão, bobó de camarão, hot Philadelphia, braseiro de frutos do mar, feijoada de frutos do mar e Tratare de salmão. Serão cerca de dez pratos diferentes com o valor único de R$30. Tudo isso poderá vir bem acompanhado de vinho, chopp artesanal e drink.
Sobremesas não vão faltar. Serão muitas opções de sorvetes San Lorenzo e Calebito e doces da Lugano, da Mirabolando e da Nuvem de Mel para festejar este centenário e ao som de bandas locais e de DJ. O evento contará com estandes de comida, sobremesa, drink, vinho e chopp, no entorno do Mercado de Peixes, além de palco e área para recreação infantil.
O presidente do Polo Gastronômico de Macaé, Renato Nicoli (Durval Gastronomia e São João Bar) informa que o consumo esperado é de uma tonelada de frutos do mar e a expectativa é da comercialização de aproximadamente 12 mil pratos.
“É uma responsabilidade grande neste ano de centenário. A cada ano vemos o evento crescendo. Nosso objetivo principal é valorizar o nosso próprio Mercado, que é um dos melhores do país em termos de qualidade.  Este ano teremos a novidade de frutos do mar grelhados na brasa.  Também teremos mais acentos e utilizaremos uma área aberta para o encontro do rio com o mar”, destaca.
O Mercado de Peixes chega ao centenário comercializando de 150 a 200 toneladas de frutos do mar ao mês. Pescadores de Campos, Rio das Ostras, Cabo Frio, Barra de São João, Búzio e de outros municípios vizinhos também utilizam o cais de Macaé para escoar o seu pescado devido ao seu bom acesso. Entre pescadores e atacadistas de pescado, o Mercado de Peixes propicia mais de 1.200 empregos diretos, fora os empregos nos restaurantes.
“Estamos em parceria com o Polo Gastronômico de Macaé para um Festival com bastantes variedades este ano. O objetivo deste festival é fomentar o consumo de pescado em nossa região. Nós registramos um aumento de 37% deste consumo. Isso se deve à obra no cais, à qualidade e à diversidade de nossos produtos.  Trabalhamos com mais de 25 espécies. Dorado, corvina e camarão são as mais procuradas”, salienta o Secretário adjunto de Pesca e Aquicultura de Macaé, Jair Barcelos.
O evento recebe apoio institucional da Prefeitura de Macaé.  Gestores do Polo Gastronômico de Macaé pretendem repetir neste festival o sucesso do último evento realizado pela associação que conta com 25 membros.  O 7º Beer Beach Burger, que ocorreu em abril na orla da Praia dos Cavaleiros, atraiu grande público e visitantes para a cidade. O Mercado de Peixes está localizado na Av. Presidente Sodré, Centro da cidade, próximo ao Paço Municipal.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui