Gestão Laila Póvoa levanta o astral do torcedor alvinegro, que vibra com novos rumos e esperança de grandes triunfos
Por Arnaldo Garcia / Fotos Divulgação (AFC)
A manhã deste sábado (12), pode significar um verdadeiro divisor de águas na história centenária história do Americano Futebol Clube. Ao contrário do que aconteceu há pouco mais de um ano, quando foi tentada uma virada na vida do clube, o encontro desta manhã no CT Eduardo Viana para muita gente foi uma virada de página no clube e para se chegar a essa conclusão alguns pontos devem ser observados.
Primeiro, o know how do individual do que se tornou um consórcio entre o ex-atleta Felipe Melo e o Boston City, representado no encontro por seu presidente Renato Valentim. E a assinatura do contrato de terceirização do futebol com o futuro dono da SAF alvinegra foi exatamente onde deveria ser, dentro da casa do Glorioso Campista.
Desta vez, quem chega não senta na janelinha, mas para comandar o futebol do clube e já com o compromisso de assumir de vez após 180 dias, o que compreende a temporada deste ano. Além disso, não há promessas mirabolantes com patrocínios internacionais como se assistiu no ano passado e depois nada se concretizou. Neste sábado, ficou muito claro que, nas quatro linhas, manda o treinador, sem ingerências externas, como foi divulgado no ano passado.
Advogado André Vitor, Felipe Melo, a presidente Laila Póvoa e Renato Valentim
Ao chegar ao CT Eduardo Viana, o agora diretor Felipe Melo, foi direto conhecer o atual status da construção do novo estádio Godofredo Cruz. Tranquilo, ao lado do Renato Valentim e do advogado André Vitor, interagiu com os torcedores, posou para fotos e falou principalmente sobre a montagem do elenco:
“A montagem do time que está em curso é responsabilidade do treinador, se ele indicar um atleta que possamos buscar o faremos. Ele tem toda liberdade para desenvolver o trabalho, com todo o nosso apoio”.
Caminho certo
A gestão Laila Póvoa tem se notabilizado pela união das pessoas pelo bem do Americano, o entrosamento entre o Conselho Deliberativo e o comando do futebol, oficializado neste sábado quando foi assinado o contrato, não poderia ser melhor. A presidente alvinegra, demonstrando coerência, uma vez que sempre foi apoiadora do futebol feminino, será a gestora do segmento, pelo menos neste período de terceirização. Ela já teria, inclusive, conseguido patrocínio para remontar o departamento de futebol feminino, uma vez que algumas atletas acompanharam o treinador Guilherme Junior, que foi afastado pela nova direção do futebol alvinegro.
Cobranças e auditoria
Os profissionais que estão no dia a dia do clube estão assustados com a verdadeira romaria que está acontecendo de pessoas se apresentando como credoras do clube. As contas, sem comprovação oficial apresentadas, estariam sendo de R$200,00 a R$8.000,00 reais. Para tentar solucionar essa situação e de outras dívidas, o clube contratará nos próximos dias uma auditoria contábil/financeira que terá um prazo para periciar todas essas contas que estão sendo apresentadas para uma tomada de posição.
Futebol
O elenco segue treinando sob a orientação e avaliação do treinador Hermes Júnior, que já liberou mais alguns atletas pré-contratados pela administração anterior, além dos dez já anunciados na semana passada. O anúncio oficial do elenco alvinegro deverá ocorrer dentro de mais alguns dias, sem qualquer prejuízo em relação à estreia no Estadual A2, no dia 17 de maio, diante do São Gonçalo, em Los Lários.
Notícia triste
Os torcedores que compareceram, em bom número, ao CT Eduardo Viana tiveram uma ausência muito sentida. O torcedor Jorge Nogueira, 67 anos, mais conhecido como Djavan faleceu na madrugada deste sábado (12), no Hospital Geral de Guarus.
Jorge Nogueira, o Djavan, ao lado do amigo Cyro Dieguez
Oriundo da Baixada Fluminense, ele adotou Campos há 20 anos e abraçou o Americano com todo o seu amor, ingressando na mais tradicional organizada do clube, a Força Jovem. Nas arquibancadas, de posse de uma enorme bandeira, desfilava de um lado para o outro, sempre com muita alegria. O maior desafio dele foi fazer uma viagem a Cardoso Moreira na sua velha e inseparável bicicleta. O feito rendeu a ele uma condução nova, que recebeu do então presidente Luciano Viana.
Não há informações sobre o velório e sepultamento do humilde e apaixonado torcedor.