Por Por Kamilla Uhl, da Secom Campos
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover nesta quinta-feira (6), às 17h30, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), a Cerimônia de premiação da etapa municipal do Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura. Na ocasião, acontecerá a culminância das ações desenvolvidas em Campos, com a premiação dos três professores com melhor performance. A medida integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no que tange à operacionalização das implementações no território da Rede Municipal de ensino.
A primeira colocada representará a cidade na etapa regional, que acontecerá no dia 11 de junho, próxima terça-feira, no auditório do Liceu de Humanidades de Campos. Nesta fase, também será selecionado um educador para representar a região na etapa estadual. O prazo de inscrições para a seleção municipal de candidatos ao Prêmio terminou no dia 24 de maio no Portal PAE.
Além da secretária municipal de Educação, Tânia Alberto, estarão presentes a diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra; a articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) pela Seduct, Layla Constantino; a articuladora regional do CNCA e coordenadora de Projetos do Departamento Pedagógico da Seduct, Neidimar Abreu; familiares dos educadores selecionados, diretoras, pedagogas, professores de suporte pedagógico e comissão julgadora.
Tânia Alberto explicou que o prêmio representa um concurso por meio do qual a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RJ), vai identificar e divulgar práticas educacionais que tenham sido ou estejam sendo executadas com o objetivo de promover plena alfabetização de estudantes matriculados em turmas de anos iniciais das redes públicas municipais do Estado do Rio de Janeiro.
“O objetivo é valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras e criativas, no âmbito da alfabetização, que expressem inovação educacional, baseadas nos seguintes critérios: impacto, contextualização, aplicabilidade, engajamento e inclusão, tendo como foco o reconhecimento do mérito de profissionais da Educação Básica das redes públicas municipais”, disse Tânia.