Próximo adversário é o Galo fora de casa
Com informações de O Dia / Foto Vitor Silva (BFR)
O Botafogo empatou com o São Paulo por 2 a 2 no Estádio Nilton Santos, na nesta quarta-feira (16), pela quarta rodada do Brasileirão. Ferreira abriu o placar com uma pintura, mas o Glorioso conseguiu responder poucos minutos depois com um golaço de Savarino. Já na reta final do primeiro tempo, o sistema defensivo do Glorioso vacilou ao deixar André Silva na área e viu o atacante recolocar o Tricolor em vantagem. Na etapa complementar, o Alvinegro se lançou ao ataque e conseguiu o segundo gol com Igor Jesus.
Durante o primeiro tempo, o árbitro chegou a assinalar um pênalti em cima de Cuiabano, mas voltou atrás após rever o lance no monitor do VAR, o que gerou reclamações pelo lado do Botafogo. Pouco depois, o São Paulo balançou as redes com Ferraresi, mas a arbitragem pegou impedimento por participação de Matheus Alves na jogada, o que gerou reclamações pelo lado do São Paulo.
Agora, o Botafogo vira a chave para a quinta rodada do Brasileirão. O Glorioso volta a campo no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Atlético-MG no Mineirão.
O jogo
O primeiro tempo foi agitado no Estádio Nilton Santos. As duas equipes criaram boas chances, mas foi o São Paulo que abriu o placar, com uma pintura. Aos 21 minutos, Cédric Soares cobrou escanteio, e a defesa do Botafogo fez o corte. Ferreira pegou o rebote, entrou na área e finalizou no ângulo, sem qualquer chance de defesa para John.
A resposta veio três minutos depois, também com golaço. Aos 24, Artur acionou Savarino, que limpou a marcação e chutou de fora da área. A bola também teve a direção do ângulo, e Rafael, que se esticou todo, nada pôde fazer.
O jogo seguiu aberto depois dos gols, mas ganhou polêmicas na reta final do primeiro tempo. Por volta dos 45 minutos, Cuiabano caiu na área após contato de Alan Franco, e o árbitro assinalou o pênalti. O VAR, porém, recomendou a revisão do lance, e a infração foi desmarcada.
Praticamente na sequência, o São Paulo balançou as redes com Ferraresi. O auxiliar, porém, pegou impedimento de Matheus Alves porque considerou que o meia participou da jogada. Os atletas do Tricolor Paulista reclamaram, mas o árbitro confirmou a decisão após rever o lance no monitor.
Parecia, então, que o primeiro tempo chegaria ao fim empatado. Mas o sistema defensivo do Botafogo cometeu um vacilo que custou caro. André Silva acionou Ferreira, que avançou pelo lado esquerdo da área. Os jogadores do Alvinegro foram marcar o camisa 11 e esqueceram do próprio André Silva, que recebeu a bola e, livre de marcação, fez o segundo gol dos visitantes.
No retorno do intervalo, o Botafogo se lançou ao ataque, enquanto o São Paulo se defendia e buscava os contra-ataques para responder. E o Glorioso teve boas chances para empatar, mas parou em Rafael.
O goleiro, que já havia feito uma defesa em chute de Savarino no primeiro tempo, pegou outra finalização do venezuelano. Posteriormente, brilhou em um cabeçada de Igor Jesus. Matheus Martins chegou a pegar o rebote neste último lance, mas Rafael salvou em cima da linha.
Mas a pressão foi grande, e o Botafogo conseguiu buscar o empate na bola aérea. Aos 39 minutos, Savarino cobrou escanteio na medida para Igor Jesus, que desta vez venceu Rafael e balançou as redes.
O Botafogo, naturalmente, foi ao ataque em busca da virada e conseguiu levar perigo. Por outro lado, seguiu deixando muito espaço e poderia ter levado o terceiro gol. No fim das contas, as equipes empataram por 2 a 2.
Ficha técnica
Botafogo 2 x 2 São Paulo
Data e hora: 16/4/2025, às 18h30
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Cartões amarelos: Matheus Alves e Ferreira (SAO)
Cartões vermelhos: –
Gols: Ferreira (0-1) (21’/1ºT) / Savarino (1-1) (24’/1ºT) / André Silva (1-2) (58’/2ºT) / Igor Jesus (2-2) (39’/2ºT)
Botafogo: (Técnico: Renato Paiva)
John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore (Patrick de Paula), Marlon Freitas e Savarino; Matheus Martins (Matheus Martins), Artur (Jeffinho) e Igor Jesus.
São Paulo: (Técnico: Zubeldía)
Rafael; Ferraresi (Rodriguinho), Arboleda e Alan Franco; Cédric Soares, Alisson, Marcos Antônio, Matheus Alves (Luciano) e Wendell (Enzo Díaz); Ferreira (Lucas Ferreira) e Calleri (André Silva