Uso de substâncias tóxicas, e até de gelo não filtrado, pode causar diversos tipos e graus de infecções
Por Assessoria
Com a chegada do Carnaval, uma das maiores festas populares do Brasil, aumenta a preocupação com o consumo de bebidas alcoólicas falsificadas ou de origem clandestina. A busca por preços baixos pode levar foliões e ambulantes a adquirirem produtos enganosamente originais, muitas vezes provenientes de locais que não seguem normas sanitárias, colocando a saúde dos consumidores em risco.
Bebidas adulteradas frequentemente contêm substâncias tóxicas, como metanol e solventes industriais, que podem causar danos severos à saúde, incluindo dores de cabeça intensas, problemas de visão, cegueira, fraqueza muscular, tontura e, em casos extremos, podem levar ao óbito. Essas falsificações também podem conter resíduos de fermentação, aditivos e aromatizantes, alguns dos quais são cancerígenos.
Para evitar riscos, a equipe de consultoria de Alimentos Seguros da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) destaca alguns cuidados:
- Atenção a odores e coloração estranhos: bebidas adulteradas podem apresentar alterações perceptíveis no aroma e na cor.
- Desconfie de preços muito baixos: produtos com valores muito abaixo do mercado podem ser falsificados.
- Dê preferência a comércios formais e estabelecidos: supermercados e lojas especializadas passam por fiscalização e seguem normas sanitárias. Ambulantes representam um risco maior.
- Evite drinks prontos de ambulantes: além do risco de falsificação, há a possibilidade de contaminação por gelo impróprio e falta de higiene no preparo.
- Cuidado com compras online: sempre verifique a reputação do vendedor e a procedência do produto.
- Cheque a qualidade dos rótulos e lacres de segurança: bebidas destiladas devem ter o selo do IPI intacto, comprovando sua entrada legal no Brasil.
- Fique atento a marcas desconhecidas: uísque, gim, vodca e cachaça são as bebidas mais falsificadas.
Segundo Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ, “Evitar a compra de bebidas falsificadas ou de procedência duvidosa é uma questão de responsabilidade com a própria segurança e a dos amigos. Escolher supermercados para as compras é a melhor forma de garantir qualidade e evitar surpresas desagradáveis durante a folia”.
Para Flávio Graça, consultor de Alimentos Seguros da ASSERJ, outra situação de risco é o consumo de drinks prontos, vendidos pelos ambulantes. “Além da bebida falsificada, há o risco do gelo contaminado e da falta de higienização no preparo. E esqueça aquela velha ideia de que o álcool da bebida mata microrganismos, pois não é verdade”, reforça.