21.8 C
Campos dos Goytacazes
sexta-feira, abril 25, 2025

Americano: Conselho Deliberativo marca reunião que poderá afastar o presidente administrativo

Data:

Mandatário se envolveu em polêmicas no seu primeiro ano de gestão, incluindo brigas com a vice-presidente e com o Conselho Deliberativo

Por Yan Tavares, do J3 News / Foto Josh

O Conselho Deliberativo do Americano Futebol Clube fez um comunicado nesta quinta-feira (20), através das redes sociais, informando que o afastamento do presidente executivo Tolentino Reis, será votado no próximo dia 10 de março, às 18h30.

A publicação dá conta de que a medida é motivada por um parecer emitido pela Comissão de Inquérito e Sindicância do Conselho, decorrente de uma denúncia feita pelo associado e sócio benemérito Mario Filho, enviada ao órgão fiscalizador do clube no dia 06 de janeiro deste ano.

A acusação aponta para a existência de supostas violações ao Estatuto Social da agremiação, cometidos pelo presidente Tolentino Reis. A queixa apresentada pelo conselheiro alega ainda que o mandatário teria causado, “por omissão, prejuízo direto e altamente prejudicial ao patrimônio e à imagem do Americano.

A reportagem apurou que a contratação de um agente esportivo, feita pelo mandatário na temporada passada, foi uma das atitudes tomadas por ele, que seria vedada pelo estatuto.

De acordo com o documento publicado na conta oficial do Conselho Deliberativo, a reunião começará com a deliberação dos motivos do requerimento de impedimento.

Em seguida, o presidente da Comissão de inquérito e Sindicância apresentará a sustentação do parecer. Depois, será feita a votação. Será necessário o voto favorável de dois terços dos membros do Conselho Deliberativo presentes, para que o pedido de impedimento do presidente seja aprovado.

“Caso o parecer da Comissão de Inquérito e Sindicância seja devidamente aprovado pelo Conselho Deliberativo, a proposta deverá ser encaminhada para a Assembleia Geral, que decidirá definitivamente mediante voto afirmativo da maioria dos presentes”, pontua a nota assinada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Edson Rangel.

A Comissão de Inquérito e Sindicância é composta pelos conselheiros Davi Gonçalves Fernandes, Carlos Ronaldo Rodrigues Barcelos Filho e Pablo Pereira Correa Klaver. Os componentes foram nomeados no dia 7 de janeiro, data seguinte à queixa apresentada ao Conselho.

A nota oficial acrescenta ainda que, para garantir a lisura, clareza e legimitidade do processo, a votação terá como fiscal responsável o sindicalista Hélio Anomal.

A reunião que vai definir o futuro da equipe acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Saneamento de Campos e Região Norte e Noroeste do Estado Rio de Janeiro. O sindicato fica localizado na rua Marechal Floriano, 147, Centro. Uma cópia do edital de convocação foi enviada pelo presidente do Conselho, Edson Rangel, à assessoria jurídica do presidente Tolentino Reis.

Crise não é novidade

Desde que assumiu a gestão do Glorioso, Tolentino se envolveu em polêmicas. A começar pela briga pública com a vice-presidente Laila Póvoa, que culminou no afastamento da dirigente do futebol do Alvinegro. Recentemente, ele ingressou numa crise com o Conselho, com desentendimentos e acusações abertas, por conta de desentendimentos no processo de venda da SAF.

Acúmulo de dívidas, atraso de salários, proibição da entrada de dirigentes e conselheiros do Centro de Treinamento (CT), crise esportiva, com o clube brigando contra um inédito rebaixamento à 3º divisão estadual (time se livrou da queda na última rodada, com apenas uma vitória em 11 jogos) e crise interna, com a falta de insumos básicos no CT (como papel higiênico e detergente), são outras questões que a reportagem apurou terem colaborado para o cenário negativo na gestão de Tolentino.

Consultada pela reportagem, a assessoria do presidente informou que não irá se manifestar por enquanto.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui