Com Informações do g1 e GloboNews
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado da sua função nesta quarta-feira (23) após operação da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes na entidade.
Ele é alvo de buscas. Segundo a PF, entidades que representavam aposentados e pensionistas descontaram irregularmente parte de mensalidades associativas aplicadas sobre benefícios previdenciários.
A operação é considerada uma das mais importantes e delicadas da PF. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho, — os dois órgãos estão juntos na operação — avisaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a operação ser deflagrada.
Isso simboliza o tamanho do problema que o INSS vai enfrentar . E como o governo precisará reagir , diante do tamanho da fraude e da necessidade de proteger os aposentados de situações como essa. A reunião foi no Alvorada. Neste momento uma segunda reunião está em andamento no ministério da Justiça.
Atualização minutos
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, falam à imprensa nesta quarta-feira (23) sobre a operação “Sem Desconto”.
A operação contra fraudes no INSS ocorre em 13 estados e no Distrito Federal. Ao todo, estão sendo cumpridos 211 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão.
Segundo a PF, as associações investigadas descontaram mensalidades de aposentados e pensionistas, sem autorização. O valor desviado é estimado de R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024