22 C
Campos dos Goytacazes
sexta-feira, abril 25, 2025

Macaé integra mobilização da Firjan em prol da ferrovia EF-118

Data:

Por Secom Macaé

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, representou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, no encontro promovido pela Firjan Norte Fluminense, nesta quinta-feira (18). Realizada em Campos, a reunião teve o objetivo de fortalecer a mobilização em prol do projeto da Estrada de Ferro 118 (EF-118), ligando o Porto do Açu à malha ferroviária nacional. 

Tendo expressiva importância para a infraestrutura do Norte Fluminense, um documento com o pleito foi assinado por representantes de entidades e de municípios da região. De acordo com Rodrigo Vianna, a luta não é apenas por trechos, mas sim para que  todo o norte do estado do Rio esteja ligado à região metropolitana.

“Integramos a parte do estado em que está presente mais de um terço do investimento privado do Rio  de Janeiro e precisamos ressaltar a importância dessa grande artéria interligando toda a logística da nossa região, somando  competências das nossas cidades”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, destacando que a iniciativa vai ao encontro das políticas públicas para recuperação da capacidade de logística do e reindustrialização do estado.

A partir do encontro, o documento será encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres  (ANTT) e ao Ministério dos Transportes apresentando os impactos positivos da EF-118 para a região.

EF-118 – O projeto prevê um traçado de 577,8 km cortando 25 municípios, sendo 170 km no Espírito Santo e 407 km no Rio de Janeiro. A ferrovia se conectará com a malha de Nova Iguaçu à Estrada de Ferro Vitória-Minas, no município de Cariacica, no Espírito Santo , interligando ainda os terminais portuários do Porto de Ubu em Anchieta (ES), do Porto Central em Presidente Kennedy (ES), o Porto do Açu e o Distrito Industrial de São João da Barra (ambos no RJ), além do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui