Hugo Calderano derrotou, de virada, o chinês e líder do ranking Lin Shidong por 4 sets a 1
Com Informações de O Dia / Foto AFP
Hugo Calderano fez história e conquistou o título da Copa do Mundo de tênis de mesa neste domingo (20), em Macau, na China. O brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong – atual primeiro do ranking – de virada, por 4 sets a 1 – parciais de 6/11, 11/7, 11/9 e 11/5. A vitória faz dele o primeiro mesa-tenista de fora da Ásia e da Europa a ser campeão do torneio.
“Não imaginava ganhar do número 3, do número 2, do número 1. É muito louco para mim colocar meu nome na história do tênis de mesa mundial. Mas trabalhei muito, sempre acreditei em mim”, disse Hugo Calderano, emocionado.
O primeiro set foi vencido de forma tranquila por Shidong. O chinês contou o apoio da torcida e neutralizou Calderano, que tentava contra-atacar, mas viu o adversário triunfar e fechar a parcial em 11/6.
Em seguida, a reação veio. Mais agressivo, Hugo explorou os erros de Lin e empatou o duelo em 11/7. Depois, virou em um game para lá de emocionante. Ponto a ponto, ele mostrou força, ignorou a pressão das arquibancadas e ganhou por 11/9.
Na reta final, Lin Shidong sentiu. O atleta ficou desesperado, tentou mudar a estratégia, mas foi dominado por Calderano: 11/4. No último set, fechou o jogo por 11/5 e desabou no chão, sem acreditar no feito que atingiu.
“Depois da Olimpíada de Paris, era importante conquistar um título. Trabalhei muito por isso e sempre acreditei em mim. Há um mês atrás, eu estava realmente mal. Quero agradecer todos os torcedores e minha família pelo apoio”, completou.